Finalmente "o" blog dos arquitectos ranhosos... ...mas felizes!

25 outubro, 2006

Processo de Bolonha

Processo de Bolonha

Bem... falando de coisas sérias tenho umas quantas informações para vos passar em relação ao processo de Bolonha e à forma como iremos ou nao ser afectados por isso.
Como deverão saber, ou não, no passado dia 24 de Outubro houve uma reunião com o Presidente do Concelho Científico com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto único: Adequação das licenciaturas de Arquitectura e Arquitecturas de
Interiores ao Processo de Bolonha

1. Estruturação dos Cursos:
O curso de arquitectura passa ser estruturados em 3 ciclos diferentes:
1º ciclo - Grau de Licenciatura;
2º ciclo - Grau de Mestrado;
3º ciclo - Grau de Douturamento;

O objectico final de implementar o Processo de Bolonha, é que exista uma maior mobilidade de alunos a nível europeu, ou seja, um aluno poderá fazer os diferentes ciclos em diferentes faculdades europeias. Para isto vai a ver uma homogeneização a nível dos créditos por semestre em cada curso, ou seja, cada semestre passa a ter 30 créditos, 30 ECTS, que corresponderam sensivelmente, a 42 horas totais de trabalho por semana.

Relativamente ao curso de arquitectura teremos:
1º ciclo - 6 semestres (1º, 2º, 3º anos)/180 ECTS;
2º ciclo - 5 semestres (4º, 5º anos)/150 ECTS;
3º ciclo

No final do 1º ciclo os alunos são licenciados em estudos arquitectónicos e no final do 2º ciclo os alunos ficam com um Mestrado integrado em Arquitectura, com especialização em Arquitectura.

2. Financiamento do Mestrado
Uma das principais dúvidas prendia-se com o facto de ser ou não necessário pagar os 5 semestres finais do nosso curso, que correspondem ao grau de mestrado, de igual modo ao actual sistema de Mestrado. O curso de Arquitectura ficará com um Mestrado integrado de ciclo longo, o que significa na prática que o estado continuará a financiar o curso, e por consequência, as propinas do 2º ciclo serão as mesmas que sao pagas durante o 1º ciclo.

3. Acreditações à ordem
As acreditações à ordem continuaram em vigar até ao final do ano lectivo de 2006/07. A partir do ano lectivo de 2007/08 deixaram de existir cursos de arquitectura acreditados pela ordem, pelo que teremos de realizar o estágio fingente na ordem, mais o exame de acreditação à ordem.

4. Entrada em vigor do Processo de Bolonha (importante)
O processo de Bolonha entrará em vigor apenas no próximo ano lectivo, o que implica em termos práticos, que no final deste ano não entraremos ainda no processo de Bolonha, continuando por isso no plano curricular de 2004. No entanto teremos a possibilidade de definir, até final deste ano lectivo, com o Concelho Pedagógico, qual dos planos curriculares que será mais vantajoso para os alunos que actualmente estão no 3º ano, ou seja, nós. Esta informação ainda necessitará de confirmação, uma vez que ninguem percebeu muito bem o k o senhor quis dizer com isto. Haverão mais reuniões para esclarecer este ponto.

Caros Colegas, despeço-me com amizade.
João