Finalmente "o" blog dos arquitectos ranhosos... ...mas felizes!

23 setembro, 2007

Roma TI AMO

E cá estamos nós para mais uma crónica diária, da nossa grande viagem.

Hoje tenho que deixar aqui a minha palavra de desagrado para com os senhores padres. Pois é, nós aqui cheios de vontade para visitar igrejas até mais não, e o que sucede, os senhores padres decidiram todos fazer gazeta, e não é uma gazeta qualquer, é a sagrada folga para o belo do almoço. Aqui os sr.s Padres precisam de 5 a 6 horas de almoço, haviam igrejas que fechavam para almoço as 12h e abriam apenas às 17h. Pois é, aqui os sr.padres pelos vistos precisam de muito tempo para beber a sua vinhaça e a bela da broa! Isto acaba por ser nao uma desconsideração para os sr.s turistas, mas sim aos senhores fies, que querem prestar a sua homenagem ao senhor, e confessar seus pecados mortais. Não se faz!!!!!!!!!!!
Ou seja, conclusão, quando algum dia vierem a Roma., a Hora ideal para ver as belas das igrejas, é mesmo ou a hora da missa, ou logo de manhãzinha.

Posto isto, há que tirar o chapeu aos senhores que um dia tiveram a ideia de costruir igrejas para vangluriar o sr. Cristo nosso senhor todo poderoso, pois são belissimas. Aqui quando vamos distraidos é mais facil batermos com o nariz numa bela duma igreja do que num belo sr.semaforo. Não há palavras. São grandes, belas, cheias de cor, de tectos pintados, de esculturas de bernini, pois porque aqui em Roma toda a igreja que se preze tem de ter uma cupula e uma escultura do Sr. Bernini.


Outra coisa bonita é que practicamente todos os dias vamos ao panteão, para o vermos em diferentes momentos do dia, é aquela cena da poética da luz e trá-lá-lá tró-ló-ló.
Enfim....

Ontem estivemos na praça novona, e decidimos os três fazer uma caricatura, pois é foi de ir às lágrimas, era a senhora Paula a gravar, a Sra Relvas a chorar e nós os três a desesperar. Vou deixar aqui uns exemplares para vos poderem votar em consciência daquela que será talvez a melhor caricatura de sempre.

O dia de hoje foi muito bom, foi o dia dos museus! Tenho a dizer que o dia de hoje ficará marcado para todo o sempre, foi a minha primeira vez com o sr. Kandinsky,!!!!!!! À pois é, hoje pela primeira vez vi um Kandinsky, era só um, e não muito bom, mas um Kandinsky. Para além do museu de arte comtemporanea, andamos a piscar o olho aos grandes vultos da arte italiana, Bernini, Caravaggio, Botittelli, Rafael, Canova, Rubens, Leonardo, Donatello, enfim foi um regalo para o olho.

No final do dia jantamos onde? Pois é, jantamos em frente ao sr.panteão, à noite, um espanto! Só pensava no sr.Abreu e pensar na sensação orgasmisca que ele sentiria se tivesse no nosso lugar, ele ia ao céu. Nós por nossa vez fomos directos ao coliseu, e passaer a noite pela cidade, cheia de luz, cheia de cor, cheia de gente! Enfim, só espero que um dia venham para cá passear elançar uma moeda na Fontana de Trevi, como fizemos, para poderem cá voltar sempre que desejarem.

Beijos

20 setembro, 2007

OI PESSOAL

Pois é... bambini di mio core, isto é que está a ser uma viagem e tanto. é maravilhoso poder passear por uma cidade em que toda ela respira história. Cada esquina é como um pedaço de história, que nos deixa completamente esmagados..... Mas nao vou estar aqui a teorizar, vos contar as peripecias de hoje
Começamos no magnifico coliseu, que a apenas mantem a pele exterior, pois por dentro nada se mantem em pé, é uma pena, mas sao as persistências de uma memoria a que o tempo obriga a passar.

Depois distos fomos ver as belas das ruinas, muito bonitas por sinal, mas aquilo era só calhau, mas calhau de qualidade por sinal, o que me obrigou a ser demasiado selectivo, pois este rabinho real, quando queria descansar, só se sentava em capiteis de ordem jónica, nao corintia ou dórica, só jónica para cima, tal era a quantidade de desperdicio que havia no chao...


Depois decidimos que queriamos ver o panteo.... Muito bem, Já era tradinha e tal, iamos ver aquilo com uma luz porreira, alaranjada da tarde, mas qd la cheguei só tive coragem de me sentar no chao, olhar para cima, e pensar "Mas que raio, como é que conseguiram por aquela merda de pé!" é completamente esmagadora, a sensação de entar naquele "pequeno" grande espaço e só ter vontade de chorar.... enfim, mas isso sou eu que sou um piegas...

Depois para "findare la sera", começamos aquilo a que chamamos de caça á cupula, e lá fomas nos a cupular por Roma a dentro a procura de cupulas, o que nao era muito dificil, pois em cada esquina lá estavam elas na bem no alto em todo o seu esplendor, belas cupulas que encerravam belas igrejas... cada uma mais bonita que a outra, e qd digo bonitas, é porque são realmente bonitas. São como as meninas, como diria o grande mestre BB, "Que fémeas!!!!!!!"... Ainda nao conseguims encontrar uma senhora feia, até as velhotas, têm um charme de cair para o lado....

No entanto a minha pedição são as lojas e as montras, que é o ver se te avias, eu qualquer dia perco a cabeça... Hoje encontrei uma mala, numa lojita pequenita, que custava a modica quantia de 350 euros, o problema é que era para gaja. Estou a tentar convencer a Catarina Relvas a ir lá compra-lá, mas deixo vos aqui uma foto para voces se deleciarem.



No meu disto tudo o mais engraçado é que encontrei o meu meio-irmaão que ja nao via a algum tempo, foi giro porque deu para matar saudades, e mandar uma ou outra peta....

Beijos a todos...... INVEJEM-NOS